sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Disco do Kanye-Resenha e faixa à faixa .




808´s and Heartbreaks ...



Bom, eu já havia falado sobre o novo disco do Kanye West, artista que hoje em dia eu mais admiro pela sua contribuição à música, porém agora vou fazer uma breve resenha do que achei desse quarto álbum, o 808´s and Heartbreaks.
Primeiramente um aviso importantíssimo, esse disco se difere a tudo o que você já ouviu em termos de música produzida por Kanye West, e é altamente conceitual.
Produzido todo com timbres oitentistas e tribais, Kanye trouxe toda a carga emocional de seu último ano, no qual perdeu sua mãe Donda West e rompeu o noivado com sua noiva, debatendo sobre assuntos relacionados sempre a sentimentos, quase sempre negativos, que todos já passamos ou iremos passar, dentro ou após o término de uma relação.
Em recente entrevista a uma rádio americana, kanye disse que ele não estará rimando nesse disco pois ele esta numa fase em que se usasse somente suas rimas, não conseguiria expressar todos os sentimentos que estão lhe envolvendo e motivando nesse momento.
Mas tudo tem um grande fundamento se visto com olhos mais técnicos, pois faixa a faixa o que se vê é uma grande semelhança com a música eletrônica e experimental, o que evidencia a clara intenção do artista de romper seu elo com a imagem de rapper e fincar o pé de vez no mundo pop.
A minha opinião é uma só, está cada vez mais difícil classificar a música feita por Kanye West, mas assim como nos outros três álbuns que vieram antes de 808´s, ele nos brinda com uma música que além de perfeitamente produzida e criada, é acima de tudo contagiante e definitivamente me instiga a imaginar o que virá no seu quinto álbum, mas isso só o futuro,e a mente altamente criativa de Kanye West, nos responderá.


808´s and Heartbreaks, faixa a faixa:


1-Say you will (Diga que você vai ir)
O disco começa de forma tranquila e reflexiva, com uma base simples que deixa a atenção voltada para a voz e a letra cantada por Kanye, que fala sobre o termino de sua relação ,e que está perfeitamente escrita, na sequência vou por essa tradução,assim como de outros sons desse albúm, aqui no blog.

2-Welcome to the the Heartbreak(Bem vindo ao coração quebrado)
Seguindo a lógica após a separação começa essa nova fase,a do coração quebrado, e a base dá uma crescida em relação ao som de abertura do disco. Com a participação de Kid Cudi, uma revelação nos apresentada por Kanye nessa faixa, West abre seu coração sobre diversos aspectos da sua vida e chega a conclusão de que não pode parar, apesar dos golpes que sua vida lhe deu nos últimos acontecimentos.

3-Heartless(Sem coração)
Claramente falando sobre o que sentiu quando se separou, Kanye começa a se lembrar de como tudo chegou ao fim e ´´discute`` a relação com sua mulher e conta a história de sua separação e todas as coisas que acontecem após esse período, tanto do lado da mulher quanto do homem. Mais uma letra impecável, a tradução já foi postada aqui no blog.
.
4-Amazing(Incrível)
O convidado da vez é Young Jeezy. A letra trata basicamente do momento em que ele recupera a auto estima após a separação e se dá conta que só ele pode pará-lo.
Base muito boa e música perfeita se não fosse pela aparição do Young Jezzy, que na minha opinião não adicionou muito à sonoridade da faixa, se comparado as demais participações do disco.

5-Love Lockdown(Amor Guardado)
Letra impecável e base minimalista, de novo, sobre o começo do declínio de uma relação e os pensamentos que nascem na cabeça de quem vai tomar a atitude de acabar com uma relação.
A tradução dessa eu já postei aqui, este foi o primeiro single e apesar de ter tido uma estréia de luxo, ao vivo no palco do VMA da MTV,foi muito criticado pelos fãs, tanto que foi remixada duas vezes antes de se tornar a versão oficial, mas agora já virou febre nos Estados Unidos.
Confiram e tirem suas conclusões, eu gostei.

6-Paranoid(Paranóica)
Mais uma vez um som complementa o outro e após o início da insatisfação em love lockdown, o descontentamento com sua parceira é exposto e ela é retratada como uma paranóica que tem sempre motivos pra estragar os momentos bons da relação se preocupando com coisas banais e demonstrando a todos que o casal já não está em sintonia e realmente tudo acabou.

7-Robocop
Faixa que complementa a ordem natural das coisas onde a parceira de Kanye começa a vigiá-lo
constantemente como se fosse o ´´robocop``atrás de um bandido e ele acaba comparando ela com um filme de terror de Stephen King. Excelente bom humor e letra bem escrita em uma base que me surpreendeu, pois esse track havia vazado a um tempo atrás mas no disco veio totalmente repaginado.
Obrigado Kanye, pois essa era faixa que tinha achado mais fraca antes mas, agora finalizada a música está a altura das demais composições do disco.

8-Street Lights(Luzes da Rua)
Kanye finalmente sai de casa, se depara com as luzes da rua vistas de dentro de um taxi, pela cidade enquanto seu pensamento e espírito ainda está lá, de onde ele partiu.
Talvez a música mais simples do disco e talvez a melhor letra, por sua carga sentimental.

9-Bad News(Más Notícias)
Kanye fica sabendo da má notícia que apesar de tudo ter acabado e ele estar esperando pela reconciliação com a sua parceira, ela já está com outra pessoa .Ouvindo a base a primeira vez gostei da programação dela de cara, porém achei fraca ...
Mas pensando bem, já posso ver a chuva de remixes que virá na sequência pois é , na minha opinião uma das melhores melodias vocais e letras do 808´s.

10-See you in my Nightmares(Ver Você Nos Meus Pesadelos)
Considerando que a última faixa, Pinocchio History, é só um bônus, essa é a penúltima cena dessa história que Kanye conta com seu disco.
Com a ajuda de Lil Wayne ele simplesmente supera o fim de relação que acaba de terminar e sai em busca de vida nova. Definitivamente tudo acabou.
Uma das melhores letras, e bases do disco na minha opinião.

11-Coldest Winter(O Inverno Mais Frio)
Último ato da história, após a busca por vida nova num momento de reflexão alguns pensamentos voltam a tona, mas já foi assimilado de que é sem volta a separação. Base com sample de um som dos anos 80 do grupo Tears for Fears, que por coincidência ou não quer dizer algo como chorar por causa dos medos, será que Kanye está com medo ainda de não ter superado os últimos fatos ocorridos com ele?

12-Pinocchio History(A História de Pinóquio)
Faixa bônus do disco, gravada ao vivo em um show em Singapura, traz a expectativa de Kanye West em poder ser ele mesmo, uma pessoa real, assim como na história de Pinóquio.
Expressando seus sentimentos e chegando a conclusão de que nunca achou um amor de verdade. Melhor melodia vocal do disco e melhor letra.

Roupas, carros, sucesso e todo esse glamour não trazem a verdadeira felicidade se quem tem tudo isso tem o coração vazio.


Resultado final:12 à 0 Kanye West.


TCHÊ!!!

Um comentário:

Perfil disse...

EXCELENTE RESENHA!!!